Estreia da "Quarta Autoral" com as bandas Paranozes, Baha! e Duque de Arake.
Você deve estar se perguntando... por que a Lady Newton iria falar sobre esse evento que o The Queen organizou, se nós nem fizemos parte da programação?
É simples, a nossa banda não vive numa bolha. Estamos inseridos em um ecossistema que envolve artistas, produtores, casas de shows e outros parceiros... e no fundo um depende do outro para crescer. As bandas de rock autoral não possuem tanto espaço assim para mostrar o seu trabalho, e quando eu vi que o The Queen abriu as portas para essa proposta de show, fiquei no mínimo curioso.
Para quem não conhece o bar, o The Queen fica em Boa Viagem e já é notoriamente conhecido por ser um pedacinho de Londres em plena Domingos Ferreira. A Lady Newton já participou da agenda do bar, junto com outras bandas cover da cena: Zero Bronca, Malakoff, Rodrigo Morcego, Mac Fly e Gin & Tonic para citar algumas.
Mas, recentemente, o The Queen anunciou que abriria as portas para outro tipo de atração: bandas que têm o show permeado de canções próprias. Batizado de "Quarta Autoral" o evento possui entrada gratuita e a ideia é fazer com que as bandas tenham um palco, sistema de som e uma platéia disposta a ouvir o seu trabalho. Visitei o bar junto com meu amigo Cauê Castro na Quarta-feira passada (04/03/2020) e tive a oportunidade de conhecer as três bandas que tocaram na noite: Paranozes, Baha! e Duque de Arake.
Essa primeira edição teve a colaboração fundamental da Midamídia Produções Artísticas, que organizou o evento e chegou a sortear ingressos (eu ganhei um *.*) para o "Candeias Rock City", um showzaço que vai rolar em Pernambuco com a Supercombo, Selvagens a Procura da Lei , Baha! e Duque de Arake.
A banda Paranozes abriu a noite, tocando um repertório com canções de rock e de folk. Algumas das músicas do setlist foram canções do seu album "Antes que o mundo acabe" disponível em todas as plataformas digitais. A Paranozes é uma banda que eu não conhecia, mas que já teve a oportunidade de representar Pernambuco no XII Festival de Música FENAE em 2015.
Um dos pontos altos do show foi quando o vocalista (Rodolfo Santiago) contou a história por tras da música Bruma. A composição faz uma reflexão sobre o desastre ambiental de Brumadinho (MG) em 2019, vale a pena conferir o clipe oficial:
Em seguida, a Baha! subiu no palco. Antes mesmo de começar o show, eu estava trocando uma ideia com Lucas Bahamondes (vocal), dei a sorte dele ser amigo de Cauê. Lucas é um músico singular, e a Baha! explora diversas tonalidades musicais, sem perder a pegada do rock. Até um cover de Billie Eilish rolou no setlist!
Eles tocaram músicas do seu EP "Y (2019)" e algumas canções inéditas, previstas para serem lançadas ainda esse ano.
Uma das músicas que gostei, foi "Deny", a banda tocou de forma emocionante, com direito a platéia toda usando a lanterna do celular para criar um clima diferenciado!
Dá o play no clipe deles! Aproveita para cantar o refrão comigo, que é bem facinho de aprender.
Por fim, a Duque de Arake encerrou em grande estilo!
Infelizmente eu não pude acompanhar o show inteiro (afinal, eu tinha que acordar cedo para trabalhar no dia seguinte.) mas o pouco que ouvi foi o suficiente para dizer que essa banda é incrível!
A Duque de Arake está presente na cena recifense desde 2002, são 18 anos de banda! A experiência desses caras fez soar no palco um autêntico rock, com direito a vocais rasgados e guitarras distorcidas. O álbum deles "Um" (2009) já tá salvo aqui no meu spotify!
Eles voltaram depois de 2 anos de um hiato criativo, ensaiando e compondo o novo disco "Na estação" que será lançado ainda esse ano.
O vídeo que separei deles foi o clipe José da Silva, um protesto contra a mediocridade em forma de rock!
Foi uma noite para ficar na memória, e certamente as próximas quartas feiras serão recheadas de muita música nova! As bandas estão de parabéns, tanto pelo som quanto pela brodagem nas conversas e por ceder releases, videos e fotos para deixar esse post mais bonito. Também queria agredecer a Midamídia e o The Queen pela organização do evento, tudo foi muito bem produzido!
É uma honra fazer parte dessa cena tão rica e repleta de talentos. Esperamos que outros bares sigam o exemplo do The Queen e proporcionem um espaço para as bandas autorais, afinal a Lady Newton também está produzindo e gravando suas próprias músicas!
Se você curtiu o post, fala com a Lady, a gente vai amar saber disso! E quem sabe não motiva a nossa banda a continuar essa jornada de "blogueiragem"? !
Vocalista, chefe do marketing e famoso por fazer os memes mais toscos do instagram da Lady Newton.
07-03-2020 12:00